Descrição
Reúna os símbolos de poder e defenda seu lar
Estamos num futuro distante, não há mais Terra. Porém, a luta por sobrevivência ainda persiste. Enquanto Ilênianos defendem seu lar, os marcianos - nossos velhos conhecidos - seguem invadindo e explorando recursos naturais e tecnologias. Sim, eles querem apagar nosso conhecimento ancestral.
Use sua sabedoria para defender Ilê!
História
Ilê faz parte de uma trilogia afrofuturista em desenvolvimento por Tainá Felix e Jaderson Souza. Construída a partir do conceito de Sankofa - voltar atrás e buscar o que esqueceu -, a trilogia percorre passado, presente e futuro através de histórias de lembrança, questões da atualidade e o vislumbramevto de futuros possíveis.
"Ilê" é o segundo jogo desta trilogia. Desenvolvido por Tainá Felix e Jaderson Souza, o jogo aborda questões como memória ancestral do povo preto, sua resistência frente a modelos de sociedade baseados na exploração exarcebada da natureza, e também o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e pautadas na filosofia Ubuntu.
Este jogo foi desenvolvido por três profissionais pretos das cidade de Guarulhos e São Paulo / Brasil. Com o objetivo de desenvolver videogames para serem jogados em espaços públicos, com mecânicas e narrativas de fácil assimilação, “Ilê” é um exercício de criação que mistura afrofuturismo, game design decolonial, além de estética retrô, que conta com pixel arte e ilustrações 2D. O uso de controles arcade é recomendado!
Características
-
Afrogame, jogo construído e protagonizado por pessoas pretas
-
Competição entre amigues, com placar de líderes
-
Jogabilidade intensa
-
Sente a bala nos colonizadores
-
Videogame criado para ser jogado principalmente em espaços públicos
Links adicionais
Experimente o jogo na plataforma itch!
Versão gratuita para uso doméstico.
Para licenciamento e atividades com o game em aparelhos culturais, colégios, etc, gentileza entrar em contato através do e-mail contato@gamearte.art.br .
Sobre a Game e Arte
Acreditamos no poder transformador dos games independentes. Imaginamos os games como um espaço coletivo, nos quais podemos protagonizar nossas próprias histórias. Através de pequenas produções independentes, queremos trazer histórias que representam nossas culturas locais, desejos e toda a pluralidade que fazem cada pedacinho do mundo um lugar incrível pra se viver.
Além dos jogos autorais, a Game e Arte desenvolve no território brasileiro de atividades socioeducativas presenciais a partir dos videogames.
Créditos
Game design, programming and pixel art
Jaderson Souza :: @talktojaderson
Game Producer and Narrative Design
Tainá Felix :: @tafelixbr
Concept Art and illustrations
Murilo Santana :: @ o_muri_